Visitar o Parque Natural do Alvão

Em época de pandemia resolvemos percorrer o interior de Portugal e visitar o Parque Natural do Alvão.

O Parque Natural do Alvão é uma área protegida situada nos concelhos de Mondim de Basto e Vila Real, fazendo uma ponte entre as regiões do Minho e Trás os Montes. São 7.220 hectares de puro verde e afloramentos rochosos banhados pelas águas do rio Olo.

Já havíamos estado algumas vezes no restaurante do Alvão Village Camping, que fica um pouco mais afastado da área do parque. Inclusive, em uma das vezes, no final de Março de 2018, tivemos a surpresa de ver neve.

Desta vez, resolvemos visitar o parque com outros olhos, desbravando as suas belas paisagens e aldeias pitorescas.

Visitar o Parque Natural do Alvão

Saímos de Vidago, no município de Chaves, em direção à Vila Real pela EN2, a maior estrada nacional de Portugal, que rasga o país de norte a sul. Pela auto estrada seriam apenas 58 minutos, mas como não tínhamos hora marcada, fomos contemplando a paisagem. Em Vila Real norte, junto ao hipermercado Continente, seguimos as placas com indicação para Lamas de Olo.

Como chegar

Do Porto até lá são cerca de 1h30min sendo a maior parte do trajeto feito pela A4 até Vila Real.

De Braga são 1h15min pela A7 até Cabeceiras de Basto devendo então pegar o caminho por Mondim de Basto até o Alvão.

Caminhos pelo Parque Natural do Alvão

Onde ficar

Deixo abaixo um mapa da região com opções de alojamento para as datas pretendidas.

Booking.com
Paisagem do Parque Natural do Alvão

O que visitar

Barragem Cimeira do Alvão

Não exploramos muito a barragem, fomos apenas de passagem. De manhã não haviam muitos carros mas no final da tarde já se podia ver mais movimento.
Pareceu ser uma zona calma e excelente para um piquenique em família, com destaque para um pequeno café/restaurante pitoresco de nome “A Cabana”.
É possível fazer o percurso circular barragens – barreiro de 13km ao largo da barragem.

Cascata de Bilhó

Foi a nossa primeira parada. Fomos diretos à aldeia de Bilhó, mas depois percebemos pelo GPS que a cascata ficava fora da aldeia.
Chegamos por volta das 11h, o que nos permitiu ter a cascata só para nós. Ainda ficamos uns minutos na parte inferior da cascata, junto à estrada, mas logo descobrimos uma lagoa para mergulho na parte superior. Foi como se tivéssemos a cascata só para nós.

A água congelante não nos assustou já que no dia que fomos fez mesmo um Sol de rachar! Mas, não se engane, é entrar e sair no mesmo instante para não congelar um dos membros haha

Lamas de Olo

Uma aldeia tipicamente serrana com mais de 1000m de altitude. O rio Olo passa por dentro da aldeia levando água aos campos agrícolas e ao gado que pasta no topo do monte.

As casas mantêm a arquitetura antiga. O seu silêncio e a paisagem verdejante transmitem uma paz sem igual.

Outra coisa que me encantou foi ver as águas do rio passar por dentro da aldeia, levando água potável aos moradores, que na contagem de 2011 eram apenas 109.

Miradouro Fisgas de Ermelo

O miradouro é de fácil acesso. Mesmo de longe é possível contemplar a grandeza das Cascatas das Fisgas de Ermelo, uma das maiores de Portugal e da Europa (fora da Escandinávia e dos Alpes). Uma paisagem maravilhosa que vale a pena a visita.
Aos mais aventureiros, é possível fazer o trilho de denominação PR3 até as Fisgas. O trilho é circular, com extensão aproximada de 12km e 4h30m de duração. Nós não fizemos, devido ao calor daquele dia e por ter informações de que a trilha seguia por grande parte exposta ao Sol.

Piocas de Baixo

Foi o trilho que fizemos ao visitar o Parque Natural do Alvão. Seguimos o GPS até onde dizia Piocas de Baixo. Estacionamos o carro em um dos recuos na estrada e descemos a trilha de aproximadamente 1km.

As Piocas de Baixo são um local tranquilo e agradável para mergulho, com área de árvores e bastante sombra. Para carros com tração 4×4, é possível estacionar junto ao rio.

Piocas de Baixo

Os peixes constantemente picam nossos pés e fazem pequenas cócegas. Bom para tratar dos calos e cutículas que ficaram por fazer na quarenta 🙂

Espero que tenham gostado do roteiro! Para mais dicas de locais a explorar no Norte, vejam nos links abaixo.

Lei Também

+ O que fazer no Norte de Portugal em um roteiro de 4 dias
+ Fim de Semana no Boticas Hotel Art & SPA
+ 3 destinos não muito conhecidos para um bate e volta a partir de Braga

Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.