Galícia no Verão: Visitar Sanxenxo

Quem nos acompanha no Instagram sabe o quanto gostamos de visitar a Galícia. Seja no verão ou no inverno, o destino é sempre o nosso favorito para viagens curtas, muito pela distância entre Braga e a fronteira Portugal-Espanha.

No ano de 2021, devido às restrições impostas pelos países em virtude da pandemia, optamos por explorar as Rias Baixas. Este post é sobre o nosso roteiro para visitar a Galícia no Verão, e não apenas.

Galícia ou Galiza?

Antes de mais, Galícia é o nome oficial da região, mas em português é traduzido para Galiza. Sendo que nós, brasileiros, utilizamos Galícia ao invés de Galiza, enquanto nossos amigos portugueses usam este último para designar a região noroeste do território espanhol.

Visitar a Galícia no Verão

Clima

O tempo nesta região não costuma ser muito quente, devido a influência marítima seu clima é suave e húmido. No verão ronda os 20º – 25º C. O que não é uma temperatura muito elevada para quem está habituado ao Algarve, por exemplo.

Mas isso não impede de aproveitar a praia. Aprendi por experiência própria que 21ºC com Sol faz calor e bronzeia.

A minha dica é sempre ter um casaco de moletom mais quentinho para a noite, ou um daqueles tipo Uniqlo, pois as temperaturas caem e o vento começa a ser desagradável.

Fronteiras e estradas

Quem vai de Portugal até Espanha não passa por controle fronteiriço, a pista é livre e se estiver na autoestrada perceberá que mudou de país pela placa da União Europeia informando. Assim como em Portugal, as estradas em Espanha são muito boas e bem sinalizadas.

No que me recordo são dois pedágios até Sanxenxo. Um de Tui até Vigo, e outro de Vigo até Pontevedra. Que segundo valores do guia Michelin, eram de €2,80 e €4 respectivamente.

Pensando em alugar um carro? Com o site Rentalcars, alugar um carro é fácil e seguro. Com uma grande variedade de veículos disponíveis, você pode encontrar o que melhor se adapta às suas necessidades e preferências. Seja para uma viagem de negócios, uma escapada romântica ou uma aventura em família. Além de pesquisar ao mesmo tempo os melhores preços nas empresas mais conceituadas do mercado, tenha ainda cancelamento gratuito e suporte em mais de 40 idiomas. Não perca mais tempo e simule agora mesmo.

Mas como o Via Verde, dispositivo que temos no carro para pagamento automático das portagens/pedágios, também funciona em Espanha, seguimos sempre pela via expressa sem precisar fazer pagamento no local. Portanto se você morar em Portugal e fizer uso da Via Verde, também poderá seguir pela via rápida.

Onde ficar

Na primeira vez que fomos à Sanxenxo ficamos hospedados em O Grove, um pouco mais distante. Mas da segunda vez escolhemos um apartamento em uma rua bem localizada, o Apartamentos Trisquel. Gostei muito, pois era um apartamento pequeno mas equipado com cozinha, havia varanda, piscina e café da manhã incluído.

O que visitar em Sanxenxo

Segundo o site de turismo espanhol, Sanxenxo é uma das capitais do turismo Galego, ainda mais no verão. Badalada e calma ao mesmo tempo, tem para todos os gostos.

Honestamente o que nos atrai é a praia tranquila de Silgar e com pouco vento devido a baía que é formada entre construções e edifícios. Além disso, as opções de acessibilidade e infraestrutura de restaurantes, comércio e supermercados também é um ponto a favor, já que é possível deixar as cadeiras na areia e atravessar a rua para almoçar e logo depois retornar.

Uma curiosidade por estas bandas é que há alguns anos atrás, antes das construções das auto estradas em Portugal e o boom do Algarve, Sanxenxo era destino certo de muitas famílias portuguesas que viviam no Norte. É quase que certo conhecer portugueses que frequentavam a região quando mais novos.

Mas basicamente Sanxenxo para mim se resume em curtir o dia na Praia de Silgar, caminhar na marina, ver as lojinhas da Praça dos Barcos, ver os peixes e gaivota na Praia dos Barcos e comer, claro.

Alguns dos restaurantes que comemos por lá: Salgadoiro, Casa Román, a deliciosa Arte Sano, uma padaria que fazia ótimas empanadas e os gelados da Bico de Xeado, bem conhecida por nós nas nossas peripécias galegas.

Para as meninas que não dispensam umas comprinhas, deixo a dica da loja Muñeca de Trapo que além de muito bonita também vende roupas lindas.

Leia também:

+ 15 Glampings e Cabanas no Norte de Portugal e Galícia

+ Roteiro Rias Baixas: Rías de Pontevedra

  Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.