Um passeio pela Ecovia do Vez e os Passadiços do Sistelo

No distrito de Viana do Castelo, mais precisamente no concelho de Arco de Valdevez, está localizada a Aldeia de Sistelo, uma pitoresca aldeia, classificada como monumento nacional e eleita uma das sete maravilhas de Portugal na categoria rural.

Também conhecida como o Tibet português, Sistelo impressiona mesmo quando vista do alto. É que seus socalcos fazem uma bonita paisagem que nos faz lembrar os campos de arroz da Ásia. Mas não pense que é de arroz que vive a freguesia, mas sim do milho e do gado.

Uma aldeia pequena, de costumes rurais e pouca ou quase nenhuma estrutura turística. Desde que ganhou o concurso, Sistelo tem sido cada vez mais procurada por suas belezas naturais e seus bem conservados passadiços.

É fácil chegar até Sistelo de carro, mas é percorrendo os trilhos que se descobre todos os encantos desta terra.

ecovia-do-vez-e-passadiços-do-sistelo1
Passadiços do Sistelo: Etapa 3 da Ecovia do Vez

A Ecovia do Vez

É um pouco antes do centro de Arco de Valdavez que o passeio começa. Ali, bem juntinho do rio, ainda de nome Lima, começa a Ecovia do Vez. São aproximadamente 33 km rodeado de fauna e flora do Parque Nacional do Gerês e poços de águas límpidas e frias.
A Ecovia está dividida em três etapas, podendo assim ser percorrida da forma como lhe apetecer: a pé ou de bicicleta.
A primeira etapa consiste no trajeto de Jolda S. Paio até Arco de Valdevez (12,5km), a segunda etapa de Arcos de Valdevez até Vilela (9,8 km) e a última de Vilela até Sistelo (10,2 km).
Mesmo que a via tenha sido construída a beirar o rio, por vezes é preciso caminhar por estradas junto aos veículos, que por ser uma estrada rural, nem tem tantos veículos assim, mas que pode gerar um pouco de desconforto no verão, quando as temperaturas são altas e o asfalto vira uma estufa.

ecovia-do-vez-e-passadiços-do-sistelo1
Ecovia do Vez em Vilela

Antes de começar o passeio, sugiro que vá antes ao Posto de Turismo se informar melhor sobre a região e ter um mapa do caminho e das atrações que poderá encontrar nele.

Nós não fizemos toda a via a pé, pois não nos programamos suficiente para isso. Mas optamos por percorrer pequenos trechos que tinham maiores pontos de interesses, ou, em claras palavras: água! E segundo nos foi informado, o trecho mais bonito, é o que sai de Vilela até Sistelo (e foi este que percorremos).

Nesta caminhada, encontramos famílias e alguns ciclistas. Mostrando que este pode ser um passeio para os mais diversos tipos de grupos. O importante é participar, nem que seja por pequenos trechos.

Os Passadiços do Sistelo

O trecho mais concorrido do trilho, antes pouco conhecido, mas agora cada vez mais concorrido.
No final, a recompensa de chegar em uma das aldeias rurais mais bonitas do país e que ainda conserva seus hábitos como os de antigamente.
Gado a pastar pela rua, senhorinhas vestidas de preto a levar flores em direção ao cemitério da igreja.
São 10km de puro encantamento ao som dos pássaros e das águas do rio.

Como chegar na Ecovia do Vez

A maneira mais rápida e tranquila de chegar até Arco de Valdevez é de carro. Isso porque não há trens, e as únicas empresas que realizam o trajeto até lá de ônibus são a Renex e a Salvador.

Mas, anota esta dica! Existe uma empresa que faz uma espécie de tour em ônibus hop-on hop-off a interligar as etapas da ecovia, a D’alma Tours. O horário de funcionamento é de 9:30 às 14h aos fins de semana e feriados. Uma dica muito boa para quem quer percorrer a ecovia e não quer se preocupar com a voltar (até porque, nem todo mundo aguenta fazer tantos kms para ir e para voltar, né gente!).

Vale a pena dormir?

Eu sempre acho que vale! Isso porque a região do Minho e principalmente do Parque Nacional do Gerês merece ser explorada com calma.
Existem inúmeras opções de turismo rural pelo concelho e ainda hotelzão, para quem gosta de conforto e mordomia.

Leia Também

+ Roteiro de 3 dias no Gerês
+ Onde dormir no Gerês: Pousada da Caniçada
+ 5 fantásticos hotéis com piscina no Norte de Portugal
+ Visitar Ponte de Lima, uma das vilas mais antigas de Portugal

  Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.