Um dia em Lisboa com crianças: do Maat à LX Factory

Depois de quatro dias no interior do Alentejo e uma pequena pausa para descanso em Sesimbra, fomos passar um dia em Lisboa antes de continuar viagem sentido nossa casa, em Braga.

Primeiramente quero dizer que não visitava Lisboa desde 2012, na minha primeira viagem à Portugal. Dessa forma, mesmo não tendo tempo suficiente para revisitar os locais mais famosos da capital, dediquei um dia em Lisboa em locais novos que não existiam naquele tempo, como o Maat – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e a LX Factory. E uma parada estratégica em uma atração muito divertida para nosso pequeno viajante.

Um dia em Lisboa com crianças

Antes de atravessar a Ponte 25 de Abril rumo à Lisboa, paramos no Santuário Nacional do Cristo Rei em Almada. O “Cristo Redentor” dos portugueses que está de braços abertos para o Tejo, com uma das melhores vistas para Lisboa. E não é mera coincidência, o Cristo Rei é mesmo inspirado no Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Assim, nós nos contentamos em apenas admirar o entorno da estátua e capela, mas é possível ainda subir até o terraço, bem próximo aos pés do Cristo Rei.

Logo depois de admirar a vista, atravessamos o rio Tejo pela Ponte 25 de Abril e paramos logo ali em Belém junto às Docas.

Lisboa com crianças
Única foto de família que tiramos no Cristo Rei
 Reserve aqui sua hospedagem em Lisboa com opção de cancelamento gratuito.

Belém

Ali aproveitamos a nova “moda” das cidades de todo mundo e estreamos uns passos nas patinetes, ou trotinetes, elétricas. Opções por ali não faltam, desde patinetes a bicicletas.

Seguimos até o MAAT, para conhecer no novo Museu de Artes, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa em um edifício marcante na região de Belém. Vale a pena lembrar que no primeiro domingo de cada mês a visita é gratuita e que as crianças e jovens até 18 anos não pagam em qualquer dia da semana e o preço normal do bilhete é de 5€.
Para os mais pequenos o museu oferece regularmente oficinas criativas que estão disponíveis no calendário do site.

lisboa com crianças
MAAT Lisboa

Nós não tivemos muito mais tempo para explorar a zona de Belém, mas se é sua primeira vez, recomendo muito seguir andando até o Padrão dos Descobrimentos, visitar a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos do outro lado da rua e terminar em beleza com o famoso Pastel de Belém na pastelaria de mesmo nome.

LX Factory

Do Maat até a LX Factory são menos de 2km que podem ser feitos caminhando ou com as bicicletas e trotinetes elétricas. Como estávamos de carro preferimos levá-lo até lá.

A LX Factory já fazia parte do meu imaginário há muito tempo. Este conceito meio “Soho” faz o meu estilo e gosto de visitar locais descontraídos que atraem todo o tipo de público, sabe? Então, assim que tive uma oportunidade não deixei passar. É um local na qual dá tranquilamente para passar uma tarde e emendar com umas tapas no cair da noite.

lisboa com crianças
“Abelha” de Bordalo II

Imediatamente assim que chegamos escolhemos o nosso local de almoço: comida asiática no Malaca Too. E tivemos a sensação de comer dentro de uma fábrica, literalmente! Os maquinários ainda estavam todos ali, entre as mesas. E entre uma garfada e outra, fui espreitar uma cortina e cai dentro da Livraria Ler Devagar. Um clássico da LX Factory.

Após o almoço tivemos tempo de dar voltas ali dentro, tentando não nos perder, admirar a obra “Abelha” de Bordalo II, levar o pequeno para ver os brinquedos fofos da Petit Love Store ao mesmo tempo que ele se encantava por uma réplica de um pequeno elétrico e claro, conhecer o famoso Rio Maravilha.

Museu da Carris

Tudo isso com horário milimétricamente cronometrado para no fim chegar a hora da atração mais aguardada pelo pequeno: o Museu da Carris.

Estávamos ansiosos para levá-lo, pois estava mesmo em uma fase de falar nos meios de transportes bem como nos elétricos e autocarros…

O Museu que fica ao lado da LX Factory funciona de segunda à sábado das 10h às 18h, sendo a última admissão às 17:30. O bilhete individual custa 4€, crianças até 6 anos não pagam e dos 6 aos 18 pagam apenas 2€.

Ao chegar fomos encaminhados para um local com a história da Carris e dos antigos elétricos, mapas, peças antigas e tudo o mais que conta a história dos transportes públicos tão famosos de Lisboa.

Uma curiosidade que fiquei sabendo nesta visita foi que a Carris foi fundada no Brasil, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro. Olha só como Brasil e Portugal estão tão interligados, né?

Após esta visita fomos então direcionados para a paragem de um elétrico antigo que nos leva até uma garagem com muitos outros elétricos que hoje já não circulam e que estão expostos e dispostos para conhecermos. Não preciso nem dizer que subimos e descemos em todos. rs

Logo depois de visitarmos esta garagem fomos então levados de elétrico até a garagem dos antigos autocarros de Lisboa, e mais uma vez o pequeno se esbaldou em visitar todos os que podia por dentro e ainda “conduzir” alguns deles.

Em conclusão, certamente que saímos de lá todos bem contentes com a visita e com a certeza de um dia bem passado em Lisboa com atividades que satisfizeram toda a família.

Leia Também

+ Portugal de Norte à Sul: Dicas nem tão turísticas para sair do óbvio
+ Portugal no Inverno: 5 hotéis para aproveitar a estação
+ O que fazer em Vidago
+ Corunha com crianças: Roteiro de 3 dias

Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.