Roteiro de 3 dias na Alsácia por Estrasburgo e Colmar

A região da França conhecida pelos vinhos, tarte flambé, flores e mercados de Natal, também pode ser encantadora e adorável no inverno. No nosso roteiro de 3 dias na Alsácia, visitamos Estrasburgo e Colmar e ficamos com um gostinho de quero mais, para voltar e conhecer as pequenas vilas ao redor, assim como atravessar a fronteira rumo à Alemanha.

Nossa viagem ocorreu em Janeiro de 2018 e contamos aqui neste post o que fizemos por lá nesta época.

Como chegar

Estrasburgo é a capital da Alsácia e ponto de partida para quem pretende explorar esta região. Seu aeroporto, Strasbourg Entzheim, fica aproximadamente à 10km do centro da cidade, sendo facilmente acessado através do trem que conecta o aeroporto a estação central.

São 7 minutos de trem até a Gare de Strasbourg. A passagem, apenas de ida, custa €2,60 e o bilhete de TER+CTS (shuttle do aeroporto + bus ou trem dentro de Estrasburgo até seu destino final) custa €4,30 e podem ser comprados facilmente nas máquinas próximas ao corredor que liga o aeroporto à estação de trem.

Depois de Paris, Estrasburgo é a cidade que possui a segunda maior malha ferroviária da França, sendo também possível viajar até lá partindo de cidades na Alemanha, Suíça, Bélgica e Holanda. Todos os bilhetes podem ser reservados diretamente no site da SNCF.

Um restinho da decoração de Natal em Estrasburgo

Estrasburgo – Dia 1

Chegamos em uma sexta à tarde em Estrasburgo. Como no inverno os dias escurecem cedo, já era noite.

Saímos da Gare de Estrasburgo e, com o auxílio do Google Maps, fomos caminhando tranquilamente para o nosso Airbnb. Uma charmosa kitnet localizada na Pont Couverts. Deixamos as malas na casa e fomos bater perna.

O que eu já gostei de Estrasburgo é que, mesmo com chuva e em uma noite fria de inverno, haviam muitas pessoas na rua. Eu, que moro em Braga, onde as pessoas somem da rua no inverno rs, já me senti acolhida pelo vai e vem.

Pont Couverts em Estrasburgo

Compre aqui o Passe City Strasbourg de 3 Dias

Nosso jantar foi em um simpático e pequenino restaurante chamado L’épicerie, onde a especialidade da casa são as tartines, espécie de torradas grandes com recheio por cima. O local, de cara nos conquistou, já que a nossa “mesa” era um antigo fogão à lenha.

Pedimos a sugestão do dia, uma garrafa de vinho tinto da Alsácia para acompanhar e de sobremesa, a mousse da casa.

Devidamente de estômago forrado e sem qualquer receio de caminhar na rua, não perdemos a oportunidade de admirar a Catedral de Estrasburgo iluminada, antes de encerrar nosso primeiro dia de passeio.

Seguro Viagem é fundamental e obrigatório em viagens dentro do Espaço Schengen. Além disso, o seguro pode ser muito útil em situações de emergência, como problemas de saúde e extravio de bagagem. A IATI Seguros é uma empresa séria que está no mercado desde 1985. As apólices asseguram viagens desde e para qualquer destino. Faça uma Simulação aqui e ganhe 5% de desconto no seguro.

Estrasburgo – Dia 2

A previsão era de chuva, sabe como é, inverno, Janeiro, é quase sinônimo de chuva. Mas, inacreditavelmente saiu até um mormaço tímido.

Como nosso forte é comer, começamos o dia com um café da manhã no Café Bretelles, na Petit France.

De lá seguimos turistando pela Petit France até chegar novamente à Catedral. É ao lado da Catedral que fica a loja do Batorama (empresa que realiza os passeios de barcos pelos canais de Estrasburgo). Para nosso azar, fomos justamente naquela semana onde as cheias dos rios tomaram conta da França e principalmente de Paris. Por conta deste incidente, os passeios estavam suspensos. Uma pena!
Mas quem estiver por lá, recomendo imenso fazer o passeio, que existe em duas alternativas: Strasbourg Grand Île com duração de 45 minutos e Strasbourg, 20 séculos de história com duração de 1h10m. Informações e tickets podem ser consultadas no site do Batorama.

Vista do alto da Catedral

Com a impossibilidade de realizar o passeio, decidimos subir 332 degraus para ver a vista do terraço da Catedral. O esforço é grande, subir tudo isso em espiral, mas a vista é bonita e é curioso observar a arquitetura das casas em enxaimel. O valor para subir são 5€ e a entrada fica na lateral direita da Catedral. Com mais 2€ é possível ainda assistir ao relógio astronômico funcionando às 12:30.

Escadas da Catedral de Notre Dame de Estrasburgo

Ainda no entorno da Catedral estão o Museu de Belas Artes, Museu de Artes Decorativas, Museu Arqueológico e o Palácio Rohan.

No almoço, não perdemos a oportunidade de comer uma boa galette (crepe de trigo sarraceno característico da região da Bretanha) na Creperie La Plouzinette. Almoço delicioso por um ótimo preço.

Ao fim do almoço fomos passear pelo entorno da Place Kléber, pelas Galerias Lafayette, aproveitar os saldos da loja UNIQLO, ver as delícias francesas no mercado Monoprix, comprar (in)utilidades na HEMA e devorar waffles obscenos de Nutella.

Gelado da Amorino pós subida na Catedral

+ Tour de meio dia por vinícolas em uma Kombi VW

Sem dúvida, a parte que mais gosto quando viajo é, andar despretensiosamente pelas cidades e sentir a energia do lugar.

Para o jantar, escolhemos a Caupona Taverne, localizada na Grand’Rue, um local badalado e moderninho, que parece ser o point da galera jovem. Aproveitamos para comer tarte flambé e encerrar nossa estadia por lá.

Excursão de meio dia de Baden-Baden e Floresta Negra de Estrasburgo

Colmar – Dia 3

Acordamos cedo e fomos para a estação. Os trens que ligam Estrasburgo e Colmar são frequentes, e o ingresso pode ser comprado diretamente na estação, em uma das muitas máquinas de atendimento automático.

#ficadica Não deixem de validar os bilhetes nas máquinas amarelas que ficam antes de subir as escadas da plataforma de trem. Isso é coisa séria na Europa! Caso os bilhetes não estejam validados, pode te custar uma multa pesada.

Chegamos em Colmar em um domingo, e anotem esta dica, na baixa temporada, o domingo pode ser um tanto quanto entediante.

Nosso plano foi deixar as malas no nosso hotel, Ibis Budget Colmar Centre Ville, e caminhar até o Marchet Couvert de Colmar, ou, Mercado Coberto, que fica na Petite Venise, para fazer uma refeição rápida. Aos domingos funciona até às 14h e fecha nas segundas.

La Petite Venise e o Marchet Couvert

Como era domingo, nem todos os restaurantes estavam abertos e me contentei com apenas uma opção, que por fim foi uma boa escolha. Comemos mais uma vez uma tarte flambé acompanhada de um vinho branco alsaciano.

Passear pelas ruas de Colmar, é, na primeira impressão, depois de ter passado por uma vibrante Estrasburgo, nada simpática. Museus fechados, lojas fechadas, centro pequeno… comecei a lembrar do que o responsável de turismo de Colmar havia dito, quando falei que iria em Janeiro: _ “Olha, Janeiro não é tão bonito. Não tem a cor e a alegria da Primavera ou do Natal”.

Voltamos ao hotel, jantamos no McDonald e fomos dormir, desiludidos de ter perdido uma noite por ali.

Colmar – Bônus

Tínhamos a manhã livre em Colmar, pois nosso trem de regresso só sairia à tarde e nosso vôo partiria apenas no fim do dia.

Colmar em um dia de Sol

O Sol saiu e fomos mais uma vez andar, na esperança de ver uma cidade diferente. E não é que o Salmo 30 se fez cumprir! _”O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”

O centro que achamos minúsculo foi se transformando em ruas e mais ruas à nossa frente. Tinha FNAC, Monoprix, Sephora, H&M e mais um tanto de loja de rede grande, comum nos centros de cidades européias. De fato, muitas atrações turísticas estavam de recesso, mas “perder” esta manhã descobrindo Colmar, foi uma delícia, para tirar toda aquela má impressão de um domingo frio e nublado.

Guloseimas típicas da região

Minhas considerações sobre esta viagem:

Teria feito apenas um bate e volta de Estrasburgo para Colmar (de preferência em um dia útil) ou,

Ao invés de pernoitar em Colmar teria feito uma base em Mulhouse

Leia também:

5 lugares para comer barato em Paris

Paris para principiantes: O que visitar em 3 dias

IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Paris

Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.

17 Comments

1. Olá, tenho dois dias para fazer de trem essa região em maio saindo de Paris. Estou em duvida quanto o roteiro. Se chegando pela manhã, dou uma volta em Estrasburgo e parte a noite para Colmar, pousando lá e a noite volto para Paris. Ou, pouso em Estrasbugo. Onde tem mais para ver e curtir a cidade?
    `Parabéns pelo blog.
    Obrigada

2. Olá boa tarde,
    Vou para Alsácia em Dezembro 5 noites, o que aconselha como transporte, comboio, ou aluguer de carro. Porque gostava de fazer Mulhouse, Colmar, Estrasburgo, e se ainda der Basileia.
    Grata pela partilha, que deu uma grande ajuda
    Obrigada

1. Olá, Ana.

Obrigada pelo comentário.
      Eu aconselho o comboio. Muito prático, rápido e abrange as cidades que deseja visitar, além do que, em Dezembro estas cidades estarão cheias e a dificuldade para achar um estacionamento aumenta.

Abraços,
      Isabela

3. Olá , adorei suas dicas , Tb moro em Braga , Portugal 🇵🇹 rsrs , Vamos passar o ano novo em Estrasburgo!! Ficaremos até dia 04/01 , vamos lá em cima da virada na noite de 31/12 !!! 😬😃Preocupada com o q fazer !! Vc pode dar mais dicas?? Abcos!!

1. Olá, Rita
      Obrigada pelo comentário.
      Todas as dicas que tenho estão escritas no blog. Fiquei bem pouquinho tempo na cidade 🙂
      Boas festas!!
      Abraços

4. Olá Isabela, adorei seus relatos. Tenho 4 noites e 3 dias inteiros para a Região, antes de seguir para a Suíça. Desses dois dias queria conhecer: Estrasburgo e Colmar e as vilas de Riquewihr e Equisheim. Das 4 noites a principio ficaria 2 em Estrasburgo e 2 em Colmar, mas decidi centralizar. Vou estar de carro vindo de Paris , passarei pela suiça, finalizando 1 noite em Annency antes de voltar. Agora que li seu relato, e vi que você achou melhor se tivesse ficado em Mulhouse, gostaria da sua opinião para o meu roteiro. Obrigado !!

1. Olá, Paulo
      Eu ficaria em Mulhouse para fazer duas bases, uma em Estrasburgo e outra lá.
      Pela proximidade de Colmar com Estrasburgo faria apenas um bate e volta.
      Mas acho que tudo depende da época. Em Janeiro, qdo fui,estava tudo muito vazio em Colmar, principalmente ao Domingo.

5. Olá Isabela! Gostei muito das dicas. Vou em janeiro à Estrasburgo e pensei em dar uma fugidinha de meio dia a Colmar. O que você aconselha, ir no domindo ou na segunda feira?
    Obrigada.

6. Olá, tudo bem? Estou planejando uma viagem pela Alemanha e vou incluir duas noites em Estrasburgo. Um desses dias seria para conhecer Estrasburgo e um outro dia para uma cidade vizinha. Como só tenho 1 dia, qual dessas vc me recomenda: Colmar ou Riquewihr.

7. Somos 8 amigas , iremos de Paris p Suíça passando 02 dias em Estrasburgo e ou colmar , qual vc sugeri como base ?? De lá iremos p Zurique ou Genebra

8. Olá, reconheço que Estrasburgo é lindo mas Colmar merece muito mais que um bate-volta. Mulhouse é pura perda de tempo… não vale nada!!