Roteiro de fim de semana em Belfast na Irlanda do Norte

Belfast, capital da Irlanda do Norte, é mundialmente conhecida pelos conflitos entre católicos e protestantes. Hoje, teoricamente, não há mais conflitos. O último ocorreu em 2012 depois de 14 anos do início do processo de paz na região.
O que atrai muitos turistas a região sem dúvida é a questão histórica e o muro que separa o bairro católico do bairro protestante e que mostra mensagens de paz e de igualdade.
Se você pretende conhecer essa Irlanda do Norte “dividida” sugiro programar a sua viagem antes de 2023, data em que foi acordada a queda do muro.
Nos meus dias de intercâmbio em Dublin aproveitei um fim de semana para conhecer a cidade e os atrativos do Norte da Irlanda.
Roteiro de fim de semana em Belfast

Roteiro de fim de semana em Belfast

 

Como chegar em Belfast

A partir de Dublin

De Dublin até lá há duas formas de transporte público: ônibus e trem. Nós, que somos apaixonados por viagens de trem, escolhemos este meio para nos levar à cidade.
O Trem sai da Connolly Station a cada duas horas e os bilhetes com valores a partir de *19,90 euros cada trecho podem ser adquiridos pela internet no site da Irish Rail. A viagem tem duração de aproximadamente 2h15min até Belfast Central.
Quem preferir o ônibus, a empresa responsável pelo trajeto é a Aircoach. Os ônibus saem tanto do Centro de Dublin como do Aeroporto e os bilhetes podem ser adquiridos pelo site da mesma com preços a partir de *23 euros ida e volta.
*valores obtidos em Jun/2016

A partir do Brasil

Não há voos diretos do Brasil para Belfast. As empresas British Airways, KLM e Air France voam até lá com escalas em Londres, Amsterdam e Paris respectivamente.

Onde ficar em Belfast

Nessa nossa viagem pela Europa fui tipo uma garota propaganda da Rede Accor de hotéis #sqn (Alô Accor, me patrocina!!haha).Em Belfast não foi diferente. Nos hospedamos no ETAP Belfast, o primo mais pobrezinho do Ibis. Ele é o equivalente ao “novo” Ibis Budget e ao antigo Formule 1. Hospedagem justa com boa localização. Fomos andando tranquilamente de lá até a estação de trem e a região central do Belfast City Hall e Victoria Square Shopping Center.
ETAP Belfast

O que visitar em Belfast

Um fim de semana na cidade é o ideal para quem deseja conhecer um pouco do local.

Começando na sexta à noite, após o check-in no hotel reserve à noite para jantar em um dos melhores restaurantes que visitei no Reino Unido: Home Restaurant. Localizado no centro de Belfast, descobrimos por acaso esse maravilhoso restaurante. A decoração de cara já nos impressionou, a ideia é mesmo de estar em casa. Uma lareira, almofadas coloridas, quadrinhos na parede… Com o frio que estava do lado de fora a vontade mesmo era não sair dali.

Restaurante Home em Belfast
Meu prato no restaurante Home em Belfast

O cardápio muito bem elaborado tem ainda opções sem glúten, vegetariana e vegana e prato principal na média de £15.

Após o jantar para facilitar a digestão caminhe ali pelas ruas do centro. O Belfast City Hall, a Câmara Municipal da cidade, é uma linda construção que à noite fica ainda mais bonita iluminada.

Belfast City Hall

No sábado nós indicamos alugar um carro e desbravar o Norte da Irlanda do Norte (repetitivo isso né..haha). Nossa ideia principal de visitar Belfast era ter um local como base para ir até os Giant’s Causeway e a Carrick-a-Rede Hope Bridge. Contamos mais do nosso bate-e-volta neste link aqui.

Na volta se ainda houver tempo, é hora de bater perna pelo centro se seu objetivo for ir às compras. O Victoria Square é um shopping que nem parece shopping rs Quando você vê já está dentro dele! Lá você irá encontrar boas marcas como H&M, Guess, Levis, Mango, Pepe Jeans, Urban Outfitters, Top Shop entre outras. Um pouco mais acima na Castle St. fica a queridinha das roupas baratérrimas Primark.
Domingo e último dia, é hora de conhecer a verdadeira essência de Belfast. Algumas empresas e taxistas oferecem tour guiado até o muro que divide o bairro católico do protestante. Nós fomos por conta própria (um tantinho arriscado rs) e não temos aqui dicas de quem faça o tour (se você tiver ajude nossos leitores e deixe aqui nos comentários).

Fomos de táxi até lá e o taxista nos mostrou mais ou menos por onde devíamos andar e foi assim que fizemos.A região é um tanto quanto deserta, não sei se foi por ser inverno, mas só sei que em alguns momentos senti até medo!

The Wall em Belfast
As imagens pintadas no muro, as grades, os portões enormes, as mensagens de paz… É tudo muito distante do que vivemos aqui no Brasil. Não sei vocês, mas não consigo visualizar essa divisão de religiões tão forte. É um choque de realidade.A visita guiada ou não é imprescindível para “captar” a identidade da cidade, a mágoa, a divisão e a compreender o Domingo Sangrento (já ouviram Bloody Sunday do U2?).
O Muro em Belfast que separa católicos de protestantes

Passada a tensão de visitar os bairros católico e protestante é hora de conhecer a melhor atração de Belfast: Titanic Quarter.

O Titanic Quarter é uma região nova, digamos assim, em Belfast. Um quarteirão todo modernoso, com centros comerciais, apartamentos e uma área que foi toda revitalizada.
O Museu do Titanic em Belfast

Mas o mais interessante deste quarteirão é a magnífica construção que abriga o Titanic Belfast, o museu do Titanic.   Para quem não sabe, antes de sair da Inglaterra em direção à Nova York o Titanic foi construído ali.    Uma experiência incrível e emocionante! Confesso que chorei em muitos momentos.

 Muito provavelmente ao terminar todo esse tour você já deve estar com fome por isso a última parada do nosso roteiro é no St. George’s Market. Uma das atrações mais antigas de Belfast que abre suas portas as sextas, sábados e domingos.

Guloseimas no mercado
Aos domingos o mercado tem uma atração a mais que é a venda de antiguidades e artesanatos. Para matar a fome a boa são as barraquinhas com os mais variados tipos de comida.

Serviço

12-20 East Bridge Street
Horário
Sexta 6h-15h
Sábado 9h-15h
Domingo 10h-16h
1 Olympic Way, Queens Road, Titanic Quarter
Horário
Jan-Mar/ Out-Dec 10h-17h
Abr-Mai/ Set 9h-18h
Jun,Jul,Ago 9h-19h
22 Wellington Place
Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.

isabela

Posts recentes

Neve na Galícia: O que saber antes de visitar Manzaneda

Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…

2 meses atrás

Onde se hospedar em La Rioja: Bodega FyA

Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…

2 meses atrás

Visitar Bordeaux – Roteiro de 2 dias na capital do vinho

Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…

2 meses atrás

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…

4 meses atrás

Festas de Ano Novo no Porto e Norte de Portugal

Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…

5 meses atrás

Natal em Vigo: o que você precisa saber antes de ir

Ninguém tem dúvidas de que a época do Natal é a mais bonita do ano,…

5 meses atrás

This website uses cookies.