Portugal

Roteiro de 3 dias no Parque Nacional da Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área protegida, com cerca de 70 mil hectares distribuídos em cinco concelhos portugueses: Melgaço, Arcos de Valdavez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.

Procurado por famílias e turistas no verão, que buscam dias de Sol, paisagens belas, natureza e águas cristalinas, o Gerês também pode ser um bom destino de inverno, para os que gostam de curtir a serra, lareira, um bom vinho e ainda com um pouco de sorte, ver neve caindo.

Com tantas atrações e possibilidades, não existe um período de tempo que seja o mais recomendado para visitá-lo. A minha sugestão é de, no mínimo 3 dias, para dar tempo de curtir as paisagens, a gastronomia local e os hotéis. Mas, se tiver apenas um fim de semana, tudo bem, o que definitivamente não recomendo é um bate e volta, já que o acesso até o parque é feito por meio de estradas nacionais cuja velocidade média é de 50km.

Barragem da Caniçada no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Roteiro de 3 dias no Parque Nacional da Peneda-Gerês

Como chegar

O Parque Nacional da Peneda-Gerês está dividido em três distritos: Viana do Castelo, Braga e Vila Real.

Os aeroportos mais próximos são o de Vigo (65km) e o do Porto (87,5km).

Do aeroporto do Porto existem serviços de transporte expresso para Ponte da Barca e Arcos de Valdevez pela empresa Barquense e para Braga, com a Get Bus.

Para circular pelos concelhos, a Transdev e a Empresa Hoteleira do Gerês são as responsáveis por administrar as frotas de ônibus que fazem este trajeto.

Mas, gosto sempre de enfatizar que, em Portugal, o transporte público fora das cidades de Lisboa e Porto não funciona muito bem. Há pouca oferta, escassez de linhas e horários limitados. O ideal é o aluguel de carro para conseguir aproveitar melhor a região.

Onde ficar

Neste roteiro montei 3 bases, uma para cada dia.

A minha sugestão é iniciar no Lima Escape, o Glamping do Gerês, seguir para a Pousada da Caniçada e terminar no Hotel Rural da Misarela.

Pousada da Caniçada
Vista do restaurante da Pousada

Exceto o Glamping, todos os outros são excelentes opções também para o inverno. Especialmente a Pousada da Caniçada.

Além dos hotéis, a região também dispõe de bons alojamentos locais como o Airbnb para quem prefere a comodidade de se “sentir em casa”.

Inscreva-se no Airbnb e ganhe R$ 100 de crédito na sua primeira reserva

 

Roteiro

Dia 1 – Ponte da Barca e Soajo

A visita começa na vila de Ponte da Barca. Seu centro pequenino, às margens do Rio Lima é cheio de história. A ponte medieval, que corta o rio, é uma das mais importantes, construída na primeira metade do século XV.

Em uma parede de uma das casas próxima à ponte, a marca da cheia de 22 de Dezembro de 1909 indica que naquele ano as águas subiram consideravelmente. Por ali também há cafés e restaurantes com fachadas lindas de serem fotografadas.

Charme no centro de Ponte da Barca
Restaurante Vai à Fava
A cheia de 1909 em Ponte da Barca

Depois de fazer o reconhecimento, caminhar junto ao rio e visitar a Igreja Matriz, recomendo o almoço no Vai à Fava. Local agradável, bem decorado e com vista para a ponte.

Depois do almoço, check-in no Lima Escape (além de glamping há também opção de bungalows).

Glamping no Gerês

Para refrescar, um mergulho na Lagoa do Poço Negro, seguido de uma visita aos espigueiros de Soajo.

+ Visite uma fazenda, asse seu próprio pão e desfrute das paisagens do Gerês.

Dia 2 – Vilarinho das Furnas e Caniçada

O caminho até a Pousada da Caniçada é por uma estrada nacional já dentro do Parque Nacional do Peneda-Gerês. Apesar das curvas, o caminho é bonito de ser admirado.

Se conseguir apreciar bem a montanha, verá o Fojo do Lobo de Germil. Uma construção em pedra, em forma de funil que servia para abater os lobos que resolviam atacar as aldeias em uma época que armas de fogo e venenos não eram tão disseminados.

Aldeia de Germil
Aldeia de Germil

Por falar em aldeia de Germil, vale a parada no caminho. Uma singela aldeia tipicamente rural, com casas de granito, ruas estreitas a passar por baixo de videiras e com trilhas que levam às cascatas e mirantes.

Mas atenção aos animais!! Nós começamos a fazer uma trilha pequena de menos de 1km e voltamos pois nos deparamos com uma vaca enorme do Gerês. haha Depois de um tempo descobrimos que são mansas, mas mesmo assim, quem ia arriscar, né? 🙂

Restaurante O Abocanhado

Na pausa para o almoço a dica é O Abocanhado, restaurante com excelente apresentação e vista exuberante da serra. O forte são as carnes da região, mas há pratos com outras opções.

Mais à frente é a Barragem de Vilarinho das Furnas. O nome se deve à aldeia de Vilarinho das Furnas que está submersa nas águas do rio Homem. Para a construção da barragem foi necessário desocupar a aldeia. Nos dias atuais, quando as águas baixam, é possível ver o que restou das casas de pedra.

E no fim deste dia longo, um descanso merecido na Pousada da Caniçada e um jantar com a melhor vista possível da barragem.

Barragem da Caniçada

+ Faça um passeio a cavalo no Gerês

Dia 3 – Misarela

Nesta manhã aproveite para desfrutar da Pousada, tomar um café da manhã vagaroso no terraço e se o tempo permitir, dar um mergulho na piscina.

A última parada do roteiro, o Hotel Rural da Misarela (falei dele aqui), é uma antiga pousada da EDP que foi restaurada há pouco tempo.

Nós 3 na Ponte da Misarela

+ Faça um passeio guiado de um dia de caminhada no Gerês

A localização é estratégica para visitar a Ponte da Misarela, ou Ponte do Diabo, como também é conhecida. Construída na Idade Média, a ponte tem apenas um único vão com 13 metros de altura.

Leia Também:

Glamping em Portugal: nossa experiência no Gerês

5 fantásticos hotéis com piscina no Norte de Portugal

Sexta Feira 13 em Montalegre: o melhor dia das bruxas de Portugal

Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.

isabela

Veja os comentários

Posts recentes

Neve na Galícia: O que saber antes de visitar Manzaneda

Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…

2 meses atrás

Onde se hospedar em La Rioja: Bodega FyA

Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…

2 meses atrás

Visitar Bordeaux – Roteiro de 2 dias na capital do vinho

Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…

2 meses atrás

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…

5 meses atrás

Festas de Ano Novo no Porto e Norte de Portugal

Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…

5 meses atrás

Natal em Vigo: o que você precisa saber antes de ir

Ninguém tem dúvidas de que a época do Natal é a mais bonita do ano,…

5 meses atrás

This website uses cookies.