Brasil

Alagoas com bebês: Praia do Patacho

Praia do Patacho com bebê

Praia do Patacho com bebê

Engana-se quem pensa que as águas calmas e tranquilas da Praia do Patacho são apenas para casais em busca de hospedagem de charme e dias românticos, elas também são o paraíso para famílias com bebê.
O lugar é ideal para uma viagem tranquila com filhos pequenos. E quando falo em tranquila falo em descanso! O que toda mãe e pai quer né?rs
Estivemos no litoral Norte de Alagoas em Dezembro de 2016 curtindo a última semana do ano e levamos nosso pacotinho que na época estava com 7 meses.
Ficamos apenas dois dias no paraíso, mas foram dias renovadores. Nos arrependemos de não ter reservado mais dias por lá…  apesar de ter gostado dos dias em Maragogi, achei o Patacho perfeito para descanso em família.
Foi a primeira vez que conheci o litoral de Alagoas e quero muito retornar e percorrer as praias do Patacho, Toque e São Miguel dos Milagres com calma.
Praia do Patacho em um lindo dia de Sol

Como chegar

Nós alugamos um carro através do nosso parceiro RentalCars pois sempre preferimos estar com nosso próprio meio de transporte para desbravar os lugares e não ficar refém de translados ou bugueiros. Mas caso alugar um não esteja nos seus planos, algumas pousadas oferecem o serviço de transfer, vale a pena consultar.
O aeroporto mais próximo é o de Maceió. De lá até a Praia do Patacho são em média 115  km, o equivalente a 2:15 horas. O melhor caminho é seguindo pela BR 101 até a AL 430 conforme mapa abaixo.

Onde ficar

Na última semana do ano muitas pousadas estavam esgotadas ou faziam apenas pacotes para o Réveillon. Rodei o Booking a procura, enviei alguns e-mails…
E quem pensa que o pior de tudo eram as datas engana-se, o pior de tudo era achar uma pousada com vaga e que aceitasse crianças! Sim meus caros, esta é uma dificuldade constante na vida de pais que viajam com filhos.
Mas eis que recebo uma resposta super gentil da Mariela, a dona da Pousada Xuê não apenas dizendo que havia vaga, mas que aceitavam o pacotinho e ainda tinha berço disponível.
Nosso pacotinho na Pousada Xuê
Nosso pacotinho na Pousada Xuê
A Pousada Xuê é pequena, são quatro casinhas coloridas que ficam dispostas lado a lado no terreno em direção a praia, um deck com visual paradisíaco e um restaurante aberto a não hóspedes comandado pelo marido da Mariela o Chef Guido.
Os donos comandam tudo e estão sempre por perto trocando ideias com os hóspedes. Os chalés são simples e ao mesmo tempo elegantes com TV LCD 32″, DVD, TV a cabo, ar condicionado, cama king size e frigobar (uma Brastemp retrô linda!). Mais cozy do que isso impossível!
Vista da frente da nossa “casa” na Pousada Xuê
Para os pequenos até um ano não são cobradas taxas adicionais. A Pousada também não dispõe de cadeiras de alimentação e banheiras, mas isso é resolvido facilmente com banheira inflável e cadeira dobrável na mala. Quanto a alimentação, possuem um cardápio para bebês acima de 11 meses no restaurante e se oferecem para armazenar as papinhas no freezer e esquentá-las quando solicitado.
Um mimo nos nossos dias por lá foi um saco de pano que deixaram na porta do nosso quarto com brinquedos de praia para o pequeno.

Outras pousadas que aceitam crianças na região:

Onde comer

Fizemos a maior parte das nossas refeições no restaurante da nossa pousada, que por sinal era muito bom! Comi um tartar de abacate com lagostins que salivo só de lembrar.
Restaurante da Pousada Xuê na Praia do Patacho
Tartar de abacate com lagostins delicioso
Assim como a nossa pousada há outras na vizinhança que também recebem não hóspedes mediante reservas, mas se você for se hospedar na Xuê sugiro experimentar todo o cardápio! No fim da estadia eles ainda enviam um e-mail com algumas das receitas mais famosas da casa.  Aprendi a fazer a focaccia do Chef Guido que virou sucesso nas recepções aqui de casa.
Se estiver de carro e quiser dar uma volta nas praias vizinhas, fora da Praia do Patacho, na Praia do Toque fica o recomendado Restaurante Quintal. Almoçamos lá e tivemos uma tarde muito prazerosa. Mas aviso: chegue cedo! Ao almoço não fazem reserva e depois de 13h o restaurante fica bem cheio. Mas vale a pena!
Lagostins com purê de abóbora do Restaurante Quintal

O que fazer

Lagartixar na praia!rs O bom da Praia do Patacho é a própria praia. Não tem um centrinho, lojinhas, calçadão. As pousadas mantém certa distância uma das outras e ficam em frente a praia, isso é, quase todo o acesso a praia é por meio das pousadas.
Praia do Patacho com Bebê
Acorde cedo para aproveitar as horas de maré baixa, quando o mar fica com água no tornozelo por metros e metros… Essa é a hora ideal para levar os pequenos!
Algumas pousadas oferecem o serviço de aluguel de Stand up Paddle, bicicleta e caiaque. O que indico fortemente!
Além disso, se você cansar da calmaria e quiser conhecer a região, São Miguel dos Milagres fica a 10km de lá.
isabela

Compartilhe
Publicado por
isabela

Posts recentes

Neve na Galícia: O que saber antes de visitar Manzaneda

Você quer ver neve? Já pensou em visitar Manzaneda? Então vou te contar minha aventura…

2 meses atrás

Onde se hospedar em La Rioja: Bodega FyA

Diante de tantas opções nem sempre é fácil escolher onde se hospedar em La Rioja.…

2 meses atrás

Visitar Bordeaux – Roteiro de 2 dias na capital do vinho

Você tem dúvidas se vale a pena visitar Bordeaux no inverno? Recentemente estive na capital…

2 meses atrás

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural

Como é se hospedar no Longroiva Hotel Rural? Após muita vontade de conhecer este hotel,…

4 meses atrás

Festas de Ano Novo no Porto e Norte de Portugal

Está à procura de festas de Ano Novo em Portugal? Não procure mais! Depois do…

5 meses atrás

Natal em Vigo: o que você precisa saber antes de ir

Ninguém tem dúvidas de que a época do Natal é a mais bonita do ano,…

5 meses atrás

This website uses cookies.