Um roteiro diferente por Morretes

Morretes é uma cidade histórica que pertence a região litorânea do Paraná muito famosa por seus restaurantes, que servem um prato típico da região chamado Barreado. A cidade fica à 69km de Curitiba e para chegar até lá pode ser de carro ou ônibus, este, saindo da rodoviária, ou de trem, fazendo o passeio que eu já havia relatado para vocês aqui.

Normalmente os turistas chegam lá de trem pela Serra do Mar por volta do horário do almoço. Alguns já com city tour programado com agências de viagem e almoço incluído. Outros, chegam na cidade à caminho de Paranaguá para chegar até a Ilha do Mel.
   Eu, como boa aventureira que sou e totalmente desligada de city tour e guias de viagens, fui mesmo por conta própria.
   Chegando na cidade me deparei com a confusão formada! Na saída da estação ferroviária tinha uma confusão de vans de turismo e agentes procurando seus clientes. #tenso
   Como fomos de trem e íamos voltar de ônibus, fomos logo para rodoviária para trocar os bilhetes que eu já havia comprado pelo site da Viação Graciosa. E vou te falar uma coisa, se for em feriados ou alta temporada meu conselho é: compre tuuuuudo com antecedência! Desde a passagem do trem (que quase ficamos sem) até a volta de ônibus (se for o caso). #ficadica. Havia uma fila de pessoas no guichê da Graciosa em busca de uma passagem de volta. E muitos só conseguiram para às 21h! Imaginou? Pois é. Turista esperto é aquele prevenido! #sabedenadainocente
   Na fila do guichê foi batendo a fome, e começou a busca no #tripaadivasor (não, você não leu errado é o Trip Advisor mesmo). A primeira sugestão foi um restaurante chamado Celeiro Eco Gastronomia há 1.8km da rodoviária.
   Então ali mesmo próximo a rodoviária haviam uns carros de taxi parados e fomos perguntar se nos levavam até lá, a resposta foi sim, mas os carros não tinham taxímetro e o preço era de acordo com a “cara” do passageiro. Negamos, claro! E fomos a pé mesmo. #maratonalifestyle
   Mas não nos arrependemos! Chegamos lá e fomos muito bem recepcionados pelo proprietário (esqueci o nome! #gafe), que nos mostrou tolas as instalações do local, que também é pousada, e conversou com a gente um pouco da ideia do lugar.
   Ficamos ali batendo um papo enquanto degustávamos torradas quentinhas com pastas caseiras feitas pela esposa dele. Ele nos contou que ali era uma experiência “slow food” e que era um local para relaxar, apreciar a paisagem e degustar calmamente a refeição. E foi isso o que fizemos!
   O restaurante ficava na parte debaixo da pousada. Um buffet de saladas de entrada e um cardápio enxuto com cinco opções de pratos principais, três de sobremesas e um preço fixo por pessoa.
   Escolhi o escondidinho de barreado, o tal famoso Barreado, e comi maravilhada. Gente, aquilo estava mesmo bom!
  E pra nossa felicidade, não é que o proprietário nos ofereceu para descansar na rede? Aceitamos!
  Após o descanso ainda nos deixou na rodoviária para pegar nosso ônibus em direção a Curitiba.
  Não conhecemos a fundo a cidade de Morretes, mas sem dúvida não nos arrependemos, pois tivemos uma tarde de pé no freio e hospitalidade por parte dos donos do local que não vamos nos esquecer.