Trilha do Morro da Urca: Como subir de graça no cartão postal do Rio

A última vez que estive no Morro da Urca foi para ir a uma festa, que por sinal suuuuuper recomendo! As festas lá são ótimas e o visual à noite é incrível! Saudades infinitas das noites de Verão no Morro

Mas no último final de semana voltei ao famoso cartão postal carioca com o intuito de fazer a trilha que sai da Urca.
   A trilha começa no canto esquerdo da Praia Vermelha, na Pista Cláudio Coutinho. Bem sinalizada e protegida, em toda a trilha há placas com as instruções, horário de funcionamento e curiosidades sobre o Pão de Açúcar. Mais ou menos a 1km do início da caminhada já é possível ver a placa indicando o começo da subida.
   Vi muitas famílias com crianças por lá, o que mostra que a trilha é tranquila e que se você for em um ritmo de passeio não levará mais do que 30 minutos.
   No último trecho poderão surgir dúvidas por onde continuar, já que há uma pequena bifurcação. Mas siga sempre à esquerda e comece a comemorar: você chegou!

Fica a dica

• A trilha tem horário de funcionamento de 06h às 18h.
  • Antes a descida no último bondinho era feita de graça, hoje é cobrado a quantia de R$20 (inteira) e R$10 (meia) para a descida.
  • A trilha dá acesso apenas ao Morro da Urca.
  • Para assistir ao pôr do Sol, recomendo subir por volta de 16:30
  • Não esqueça de usar roupas confortáveis e calçado adequado.
  • Leve protetor solar, bastante água e um casaquinho para os dias de inverno e outono.
  • Relaxe e curta a paisagem que é espetacular