Lençóis Maranhenses: Relato de Santo Amaro do Maranhão

Um pouco antes de ir para São Luis eu já havia ligado para o Idenilson (contato que consegui através do site Mochileiros.com) para agendar o transfer até Santo Amaro do Maranhão. Para a minha surpresa eu descobri que não havia mais viagens aos domingos de manhã (mais um ponto negativo de ir para São Luis no fim de semana) e que saia apenas uma van com destino a Sangue (de lá o trajeto continua em uma Toyota 4×4) às 11:30. Sem opção tivemos que aguardar o bendito carro nos buscar coisa que só aconteceu às 13:30.

Quando o carro enfim apareceu descobrimos que não seria uma van e sim um carro de passeio que ainda foi buscar mais uma pessoa. Resultado: três pessoas no banco traseiro e mais uma no carona e 3h de viagem. Começava então nossa saga rumo aos Lençóis Maranhenses.
Agendar o transfer é fundamental para quem vai a Santo Amaro já que de Sangue até lá apenas carros 4×4 fazem o trajeto e os lugares já ficam reservados para os passageiros do transfer. #ficadica

Chegando em Sangue não demorou muito para que os Toyotas chegassem. O que demorou mesmo foi a enrolação dos motoristas para amarrar as bagagens e enfim sair. De Sangue até Santo Amaro os carros seguem por vias de areia, cortam rios e atravessam pontes em um sacolejo de mais 3h.

Passado sofrimento, já era noite quando chegamos na nossa pousada. Eu que tinha feito todas as reservas antecipadamente com medo de não ter quarto vago pude perceber naquele momento o porquê do nome Pousada Areias. Sim queridos, a pousada ficava em uma rua longe do centrinho e com ruas de pura areia! Passear a noite para tomar um sorvete? Esquece! Tirando a fome a única coisa que queríamos naquele momento era dormir.

Na manhã seguinte acordamos com a recepção da Domingas e seu café da manhã simples mas gostoso com direito a tapioca feita na hora. A má impressão da pousada e do local aos poucos foi passando e começamos a entrar no clima daquele ambiente rústico e simples.

Após o café era hora de sair para nosso primeiro passeio nos Lençóis Maranhenses: Lagoa Betânia e Espigão.

Gente, que perfeição! As lagoas estavam vazias e parecia que reservamos só para nós. Caminhar por todo um deserto e encontrar uma lagoa enorme com águas transparentes era mesmo como encontrar água no deserto.

No próximo post comento mais a respeito de Santo Amaro e sua infraestrutura.