Buenos Aires para principiantes: Onde trocar dinheiro, como circular e se vale a pena fazer compras

 

Buenos Aires é uma das cidades queridinhas dos brasileiros quando pensam em viajar para o exterior pela primeira vez. E não só pela primeira vez! Conheço muita gente que já foi duas, três e até quatro vezes a capital portenha. Segundo os mais experientes, dizem que a cidade fica ainda melhor a cada visita, sem aquelas preocupações de visitar pontos turísticos e tudo o mais.

No meu caso, esta foi a minha primeira vez na cidade. E é sempre bom saber a visão dos que já foram e comparar com a nossa né? De cara eu já digo que gostei. Achei a cidade com aquela cara de cosmopolita sabe? Em alguns momentos esqueci que estava aqui do lado, na América do Sul, e pensei que estava circulando por alguma cidadezinha na Europa. Bem verdade que em alguns momentos esse pensamento fugia, já que pelas ruas do centro se vê bastante prédios e ruas desgastadas. Mas nada que tirasse o meu contentamento com o lugar.

   Você com certeza já ouviu falar no câmbio paralelo. E que viajar para Buenos Aires já não é mais tão barato quanto antes. Segundo algumas recomendações, trocamos nossos reais por pesos em uma agência chamada Boston Cash na Calle Florida nº 142 sala 36 (descendo as escadas no lado direito). Achei o lugar confiável e a cotação melhor do que nas casas de câmbio.
 

Como andar pela cidade: táxi, metrô ou ônibus

   Assim como as grandes cidades, Buenos Aires também tem o serviço do ônibus Hop-on Hop-off, que é aquele ônibus de turismo que por um valor x você recebe um ticket e tem direito a parar em todos os pontos turísticos que achar necessário.
   Eu, particularmente, acho desnecessário. A não ser que você tenha pouco tempo na capital e queira fazer um tour geral.
   A cidade é ótima de se andar, os pontos turísticos são relativamente próximos, e o táxi por lá é muito mais barato do que os daqui.
Se você é do tipo que prefere o transporte público, tem a opção do metrô. Um dos mais antigos da América Latina. O bilhete por pessoa custou na época (FEV/2015) $5 pesos.

Fugindo dos taxistas de má fé

   Todo mundo já teve ou ouvi alguém contar uma experiência ruim com os táxis de Buenos Aires. Eu não sei se foi sorte, mas todos os taxistas que nos levou foram gentis e honestos. Pode ser que o fato de falar espanhol tenha ajudado, mas a verdade é que não tivemos nenhum tipo de problema. Exceto, quando chegamos à noite no terminal da Buquebus. Fujam dos táxis que ficam dentro do terminal! Eles não usam taxímetro e queriam nos cobrar $250 pesos para ir de lá até Palermo. Achamos estranho e pegamos um táxi fora do terminal que nos cobrou $90 pesos no taxímetro. Fiquem atentos também as tabelas que costumam estar presas no banco de trás dos táxis com o valor das tarifas.

Fazendo compras

   Vale a pena fazer compras na Argentina? Não! Bom, essa foi a minha opinião. Os preços por lá são muito parecidos com os preços daqui do Rio de Janeiro e não vi vantagem. Mas não sei se sou eu que tenho um conceito de compras diferente, pois vi muito brasileiro comprando.
   A inflação na Argentina está assustadora e a alta constante do dólar tem tornado a capital portenha um lugar caro para compras.
   No próximo post vou mostrar pra vocês o meu roteiro de três dias na cidade.
   Espero que tenham gostado das dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.