Bartholomeu: Onde comer (bem!) em Paraty

   Paraty, cidade Patrimônio Histórico Nacional, é daqueles lugares no mundo que não tem como não amar. A cidade é toda pequenina, o centro histórico tem ruas de pedras “pés-de-moleque” com casarões antigos e igrejinhas marcando a arquitetura barroca da época. Falando no centro histórico, lá carro não entra e pode-se cruzar vez ou outra com charretes onde os turistas podem conhecer melhor a histórica local.
   Eu já fui algumas vezes lá e super recomendo, para mim é dos destinos turísticos mais bonitos do Rio de Janeiro e une as coisas que mais gosto: história e meio ambiente. Isso porque Paraty possui atrativos naturais belíssimos como praias de águas tranquilas e claras, cachoeiras e ainda uma Mata Atlântica que deixa a paisagem muito mais bonita. E além de tudo isso a gastronomia local é um caso a parte, com restaurantes para todos os gostos, tipos e principalmente: bolsos!
   Já que aqui no blog quase tudo acaba em comida (rs) vamos a minha parte favorita!
   Localizado no centro histórico, o Bartholomeu é uma Pousada e Restaurante de donos Argentinos. Dizem que forte lá são as carnes, mas eu também super recomendo os pratos de peixe e frutos do mar.
   O interior do restaurante é todo de pedras, a luz baixa da o clima romântico e sempre há música ao vivo, e isto, pelo que parece, não é novidade em Paraty, é quase que impossível achar um restaurante que não tenha música ao vivo e não te cobrem o couver artistico.
   Estávamos em quatro pessoas e dessa vez eu fiz questão de provar a moqueca de peixe e camarão com banana da casa, pois queria apresentar a culinária brasileira as pessoas que nos acompanhavam. Como já havia pesquisado na internet, vi que a moqueca para duas pessoas era muito bem servida, então pedimos para três e mais um prato de frutos do mar que vinha camarão, lulas, vieira, polvo e mexilhões.
    A moqueca me surpreendeu pois realmente serviu muito bem três pessoas e a banana deu um gosto super diferente (nunca havia comido assim).
    A casa tem uma boa carta de vinhos, pedimos o português Porca de Murça branco.
    E no fim sobremesa (claro!): ravioli de abacaxi e uma espécie de mousse de limão com suspiro gratinado (algo do gênero haha).
    É claro que o Bartholomeu não é dos restaurantes mais baratos, mas o clima, o atendimento e a comida fazem o valor.
    E desta fez usei meu voucher do Eat in Rio e economizei um prato principal! Depois faço um post comentando das maravilhas deste guia.
Bartholomeu – Rua Samuel da Costa, 176 – Paraty, RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.