A Pequena Montevidéu: Um roteiro de 3 dias

placas de automóveis montevidéu
Placas antigas de automóveis em Montevidéu

Montevidéu é uma cidade pequena, apesar de ser uma capital, e aparece como uma das três cidades com melhor qualidade de vida da América Latina, ficando atrás apenas de Buenos Aires e Santiago.

Fácil de ser percorrida, com câmbio favorável para nós brasileiros e com restituição do IVA (o imposto deles) de 18,5% para os serviços turísticos de passeios, restaurantes e bares pagos com cartão de débito ou crédito emitido no exterior (a Lei continua valendo em 2017). Tá bom ou não tá?
   Fui recentemente a cidade no mês de fevereiro, na semana do carnaval, e compartilho aqui com vocês o meu roteiro para três dias na cidade começando na sexta-feira.

Roteiro de 3 dias em Montevidéu

Hotel

   Nós optamos por ficar em um hotel na Praia de Pocitos, pela boa infraestrutura turística e boas opções de lazer à noite. Sempre evito hotéis no centro. Centros de grandes cidades funcionam bem durante a semana e no horário do expediente de trabalho. Depois disso costumam ficar vazios e perigosos. Se você quer ficar próximo das atrações sem se hospedar no centro, recomendo a região de Punta Carretas e Pocitos.

Aeroporto

   O aeroporto de Montevidéu é padrão Fifa! Deixa muito aeroporto no Brasil no chinelo, principalmente o meu querido #sqn Galeão.
   Do aeroporto para o centro há três opções: táxis, vans e ônibus. Não cheguei a ver o preço dos táxis, mas as vans estavam custando cerca de $250 pesos uruguaios por pessoa. E o ônibus nos custou $45 pesos uruguaios cada.  Não me lembro o nome ou número do ônibus, mas peguei um que havia a indicação de “Terminal Tres Cruzes”, a rodoviária da cidade.
 

Câmbio

   Existe uma casa de câmbio logo no aeroporto. Troque apenas o essencial e deixe para trocar o restante em agências no centro ou na própria praia de Pocitos.
Dia 1 – sexta-feira
   Considerando que você vá passar apenas o fim de semana, nosso roteiro começa na sexta à noite.
Para começar bem o início desta viagem, aconselho o jantar no El Viejo y Querido. Um simpático restaurante em Punta Carretas.
   O nome faz menção aos artigos de antiquário no local. A louça, taças e talheres utilizados são todos antigos, uma graça!
   Verifique qual a sugestão da casa. Neste dia comi um bife de chorizo com risoto de queijo “muy esquisito” (expressão para dizer que algo é muito bom) e um tannat merlot uruguaio para acompanhar. A conta ao final para quatro pessoas com vinho e sobremesa saiu por algo equivalente a R$200.
Dia 2 – sábado
   Se prepare para andar! Coloque um calçado confortável e acorde cedo para aproveitar o dia.
Cidade Velha Montevidéu
Puerta de la Ciudadela em Montevidéu
   O dia aqui começa pela Cidade Velha na Plaza Independencia. Caminhe pela praça, passe pela Puerta de La Ciudadela, uma porta de entrada para a Cidade Velha, uma das poucas partes que restam do muro que rodeava a cidade. Depois siga para o Teatro Solis logo ao lado, as visitas guiadas custam $50 uyu (pesos uruguaios).
Sólis Montevidéu
Teatro Sólis em Montevidéu
   Continue pela Calle Sarandi, aos sábados de manhã há uma pequena feira de artesanato que vai até a Plaza Constituición (Matriz). Se você tiver sorte haverá também grupos de música regional se apresentando na praça.
   Seguindo mais a frente, na Calle Perez Castellano há o museu Del Carnaval, o Mercado de los Artesanos, com artesanatos locais, funciona mais como um local de design, peças de muito bom gosto, mas nada muito barato. E a última parada da nossa visita: O Mercado Del Puerto.
   O local é sempre lotado, principalmente ao almoço. Mas como é mais turístico, os preços também costumam ser mais altos. Se estiver próximo do horário do almoço e o seu foco for um típico churrasco uruguaio, recomendo que almoce por aqui. Mas se preferir algo mais clean, um mercado mais gourmet, sugiro pegar um táxi e ir até o Mercado Agrícola.
   Em uma zona mais afastada dos pontos turísticos, esse mercado recém reformado, tem de restaurantes, lojas de vinho e produtos uruguaios há uma cervejaria artesanal.
   Depois do almoço e do sorvete de uva Tannat de sobremesa, volte para a orla de Montevidéo. Nas proximidades do Parque Rodó. Se for um dia de Sol, caminhe pela orla, veja os uruguaios no seu programa típico de verão: pegar sol enquanto bebe mate. Passe também pelo Parque de lãs Instrucciones Del Año. Muitos uruguaios aproveitam a sombra das árvores para fazer um piquenique.
   Se gostar de museus e arte como eu, vá até o Museu de Artes Plásticas y Visuales. A entrada é gratuita.
   Um pouco mais adiante, se você for bom de caminhada, fica o Shopping Punta Carretas. Além de centro comercial, também é um ponto turístico, pois há alguns anos atrás o local foi um presídio.
   Para quem gosta de fazer compras, vale lembrar que no Uruguai em determinadas lojas há o Tax Free, a devolução do imposto. Só chegar na loja e perguntar pelo cupom do tax free quando for pagar a conta. Importante guardar tudo direitinho e apresentar no aeroporto antes de fazer o check-in tá? O guichê do tax free fica na área de desembarque.
Próximo ao shopping, se a fome apertar, o Philomena Café é um simpático café/ casa de chá. A minha dica é a cheesecake de frutos vermelhos com base de chocolate. Faltam palavras para descrever!
   À noite, para animar seu fim de semana, vá ao Baar Fun Fun. O Bar é um dos mais antigos de Montevidéu, com decoração bem antiga, com placas, camisas de futebol e o que mais lembrar um souvenir de algum país do mundo. Às 22h começam os shows com cantores de milonga e nos intervalos apresentações de tango. Não espere o glamour dos shows da cidade portenha.
   Aqui é tudo mais intimista, o que faz parecer menos turístico. Se conseguir, espere até às 2h, quando começa o candombe, um ritmo uruguaio bem dançante. E não deixe de provar a uvita! Uma espécie de licor de uva.
Dia 3 – domingo
   Domingo é dia de Feira de Trsitán Narvaja! A feira era pra ser só de antiguidades, mas sabe como é… tem de tudo!rs Planta, animais, souvenir, frutas e até aquelas coisas tipo made in china. Mas é um barato! Eu curto mais a parte de antiguidades, sou louca nessas coisas… mas achei um bom lugar pra turistar e encontrar com o costume do povo uruguaio e ver o quanto eles bebem mate. Sério, é tipo: bolsa, celular, carteira e mate!
   Depois de rodar bastante na feira, siga pela Av. 18 de julho até o prédio da Prefeitura. No topo deste prédio tem um terraço panorâmico com visão 360 da cidade. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar os tickets em um posto de turismo ao lado. Retorne ao prédio e suba com o elevador panorâmico. Gente, da frio na barriga! Afinal são 77 metros de altura.
   Ainda na 18 de julho não deixe de ver a Fuente de los Candados, assim como em Paris, aqui também há a tradição dos casais de prender cadeados para que o amor dure para sempre.
   Se ainda restar umas horinhas para seu voo de regresso, vá até a praia de Pocitos na RBLA República Del Peru e tire uma foto com o monumento que tem o nome da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.