10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Irlanda

Quem me acompanha pelo Instagram (não acompanha? Segue lá @thelifeofisa) sabe que passei um mês na Irlanda fazendo um intercâmbio para melhorar meu inglês.
Embora tenha sido por um período muito curto, foi fácil identificar alguns hábitos irlandeses e algumas regrinhas básicas de sobrevivência pela Ilha Esmeralda.  E como boa blogueira que sou, já vou passar para vocês todas as dicas e coisas inusitadas que você pode encontrar pela Irlanda e assim passar como super entendido no assunto. Ou fazer a linha “to acostumado” quando encontrar uma adolescente “apagada” de tão bêbada às 8h da manhã de domingo no LUAS (o metrô de superfície de lá) ou então quando vê alguém com o cabelo completamente desgrenhado andando normalmente pela rua.

1 – Pagar por uma sacola plástica
Essa é muito boa e super de acordo com o meio ambiente! Nos mercados e farmácias ninguém te da uma sacola a não ser que você peça por ela. Mas não pense que a sacolinha vai sair de graça não! Como não sabia e fui sem a minha mochila no mercado, desembolsei cerca de 0,22 euros por uma sacola plástica. Tem noção do que é isso? Por isso pessoas, é mais do que comum encontrar pessoas no caixa entulhando todas as suas compras em mochilas, bolsas, bolsos e tudo o mais que der. Por isso fica esperto, ajude o meio ambiente e ainda economize uns cents.
2 – Proibido beber na rua
Que a Irlanda é o país dos Pubs, das Pints e da Guinnes todo o mundo sabe. Mas o que quase ninguém sabe quando desembarca por lá pela primeira vez é que é proibido beber na rua. Isso mesmo! Se um policial te pega bebendo na rua você pode até ir preso.
Algumas pessoas tentam dar um jeito nesta proibição e colocar bebida em outras garrafas ou usar o casaco para esconder.  Mas quer um conselho? Não faça isso. Com tanto pub bom espalhado pelo país, não vale a pena estragar o passeio né?

3 – Os carros andam na mão inglesa
É, eu sei que tem pessoas que sabem disso, mas encontrei muita gente que desconhecia este fato, até porquê a Irlanda não faz mais parte do Reino Unido e bla bla bla. Mas apesar de não fazer mais parte, a Irlanda mantém ainda grandes influências da terra da Rainha. Até eu me acostumar levava vários sustos, do tipo ver uma criança do lado esquerdo e me perguntar como aquela criança estava dirigindo haha
4 – Comida com bastante pimenta
Você pensou que só a comida mexicana era apimentada? Se enganou. Na Irlanda quase tudo leva pimenta e até um inocente cookie de chocolate. Se você não curte uma pimenta, fuja de alguns molhos com tomate, pois nesses é certo rolar uma dose extra.
5 – Batata é o acompanhamento número 1
Assim como aqui no Brasil comemos arroz com tudo, na Irlanda os irlandeses comem batata. Batata assada (com casca), batata frita, purê de batata… Criatividade não falta na hora de preparar. Na minha primeira semana lá já não podia mais olhar para as batatas na cantina da escola!!rs
6 – Chá com leite?!
Ao invés do cafezinho matinal, na Irlanda o chá é a bebida que os Irlandeses começam o dia. Mas não estranhe se você os vir misturando o chá com o leite. Lá é normal!
7 – I Love Penny’s!!
Conhecem a Primark? Loja bbb da Europa? Então, ela também existe na Irlanda. Mas por lá é chamada de Penny’s. No início fiquei meio constrangida de falar o nome, sabe como é, vai que alguém entende errado.  Mas depois, estava tipo Best friend!
A da O’Connell é enorme, para mim a melhor de todas. Se você está indo para Irlanda no frio, deixe para comprar os casacos e acessórios por lá. Os preços são realmente baixos!

8 – O povo mais friendly do planeta!
Desculpem-me os brasileiros, mas os irlandeses são das pessoas mais simpáticas, amigáveis e educadas que eu já conheci. Os taxistas foram os mais honestos também!
Eles estão sempre querendo saber de você, te ajudam quando você pede informação, tem paciência quando o seu inglês da uma engasgada e você não consegue lembrar a palavra e pedem desculpa até quando não esbarram em você. Muito amor!
9 – Vá de bicicleta
Não se assuste se às 7h da manhã você ver um trânsito de bikes. Na Irlanda quase todo mundo anda de bicicleta, seja para ir ao trabalho, escola, banco… As vias são todas sinalizadas para os ciclistas com faixa na lateral e espaço delimitado antes da faixa de pedestres para quando o sinal fecha. Eu até que pensei em pegar uma bicicleta e sair pedalando por Dublin. Mas achei tudo muito complexo! Acho que deve rolar até uma bike escola gente… Andar de bicicleta por lá é tipo ter as mesmas regras de andar de carro, tudo muito organizado.

10 – Os ônibus não dão troco

Andar de ônibus por Dublin nem sempre é necessário, tudo é realmente muito pertinho pelo centro. Mas se você precisar pegar algum ônibus fique esperto em três coisas: primeiro é dizer para onde você vai, pois o preço do bilhete é calculado pela distância da rota,  segundo é que eles não te dão troco e terceiro é que eles não aceitam notas, apenas moedas. Se você deposita dinheiro a mais, o motorista te da um ticket com o valor do troco. Depois você precisa levar este ticket até a agência da Dublin Bus para resgatar suas moedinhas

Dublin: dicas importantes de como circular pela cidade

Intercâmbio na Irlanda: vale a pena largar tudo para fazer um intercâmbio?

Europa no Inverno – Vale a pena?

Como planejar sua viagem em 3 passos

  Está procurando uma experiência única e autêntica em Portugal e/ou Norte de Espanha? Um roteiro personalizado é a escolha certa para você!

Com um roteiro personalizado, você terá a oportunidade de explorar os locais mais interessantes e menos conhecidos de Portugal e/ou Norte de Espanha, além de experimentar a cultura local de uma forma mais profunda.

Eu trabalharei com você para criar um itinerário que atenda às suas necessidades e interesses, para que você possa aproveitar ao máximo sua viagem.

Não perca a oportunidade de viver uma experiência inesquecível na sua viagem - entre em contato comigo hoje mesmo para começar a planejar sua viagem personalizada! Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.